Equipe

Profa. Graziela Baptista Vidaurre

Engenheira Florestal - UFRRJ (2004), Mestra (2006) e Doutora (2010) em Ciência Florestal - UFV

Professora na UFES desde Agosto de 2010, coordenadora-adjunta da Pós-graduação em Ciências Florestais e coordenadora do Laboratório de Qualidade da Madeira e Marcenaria. Realiza pesquisas sobre as interações das diferentes condições de crescimento e as propriedades da madeira; da variação edafoclimática e da restrição hídrica, da idade de corte e espaçamentos na qualidade da madeira de eucalipto e ainda desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados com qualidade da madeira de mogno africano e mogno brasileiro e de espécies consorciadas com o café.

E-mail: grazividaurre@gmail.com / Currículo lattes 

Profa. Rejane Costa Alves

Engenheira Industrial Madeireira - UFES (2011), Mestra (2012) e Doutorado em andamento (2017) em Engenharia de Estruturas - UFMG

Professora do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da UFES desde Março de 2017. Realiza pesquisas na área de caracterização da madeira, estruturas de madeira, design de móveis e determinação de propriedades da madeira com a utilização de métodos não destrutivos.

E-mail: rejanealves.ufes@gmail.com ou rejane.alves@ufes.br / Currículo lattes

Prof. José Tarcísio da Silva Oliveira

Engenheiro Florestal (1984) e Mestre em Ciência Florestal (1987) - UFV, Doutor em Engenharia Civil (1998) - USP

Professor na UFES desde Julho de 2002. Atua na linha de pesquisa Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase nas áreas de anatomia e tecnologia da madeira.

E-mail: jose.t.oliveira@ufes.br / Currículo lattes

Ana Paula Câmara da Silva

Engenheira Florestal - UEMS (2013), Mestra (2016) e Doutoranda em Ciências Florestais - UFES (início em 2016)

Bolsista CAPES, desenvolve pesquisa sobre a influência de estresse biótico e abiótico (déficit hídrico) na qualidade da madeira de espécies exóticas, com ênfase no gênero Eucalyptus. Também apoia os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Qualidade da Madeira.

E-mail: apcamara01@gmail.com / Currículo lattes

Jean Carlos de Oliveira Lopes

Engenheiro Florestal (2014) e Mestre em Produção Vegetal (2016) -UEMS, Doutorando em Ciências Florestais - UFES (início em 2017)

Atualmente desenvolve pesquisa sobre propriedades da madeira de espécies nativas do ecótono Cerrado-Pantanal; as relações entre atributos do solo e a qualidade da madeira; e a utilização do resistógrafo na estimação da densidade básica da madeira. Também apoia os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Qualidade da Madeira.

E-mail: jeancar33@hotmail.com / Currículo lattes

João Gabriel Missia da Silva

Engenheiro Industrial Madeireiro (2011), Mestre (2014) e Doutorando em Ciências Florestais - UFES (início em 2015)

Pesquisa a qualidade da madeira para a produção de serrados, polpa e papel e energia; o efeito da idade e das variáveis e condições de crescimento das árvores nas propriedades da madeira; e a estimação da densidade básica da madeira por resistógrafo e redes neurais artificiais. Possui interesse em processamento mecânico, secagem, aproveitamento de resíduos e acabamento de produtos e derivados da madeira.

E-mail: j.gabrielmissia@hotmail.com / Currículo lattes

Maria Naruna Felix de Almeida

Engenheira Florestal (2013) e Mestra em Produção Vegetal (2015) - UFMG, Doutoranda em Ciências Florestais - UFES (início em 2017)

Atualmente desenvolve trabalhos na área de tecnologia de produtos florestais, com ênfase na influência de fatores ambientais na qualidade da madeira de clones de eucalipto. Também apoia os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Qualidade da Madeira.

E-mail: narunafelix@gmail.com / Currículo lattes

Lourdes Maria Hilgert Santos

Engenheira Florestal (2014) - UNIR, Mestranda em Ciências Florestais - UFES (início em 2017)

Bolsista CAPES, desenvolve pesquisas sobre a influência da idade e condições de crescimento na qualidade da madeira de clones de Eucalyptus, e estuda as características tecnológicas da madeira de paricá (Schizolobium amazonicum) plantado para fins comerciais.

E-mail: lourdesmaria.engflorestal@yahoo.com.br / Currículo lattes

Sofia Maria Gonçalves Rocha

Engenheira Florestal - UFMG (2015), Mestranda em Ciências Florestais - UFES (início em 2016)

Bolsista FAPES, desenvolve a dissertação de mestrado sobre a influência do clima na densidade da madeira de eucalipto. Participa de trabalhos paralelos sobre a caracterização das propriedades tecnológicas da madeira de espécies florestais nativas e exóticas.

E-mail: sofiamaria.r@hotmail.com / Currículo lattes

Daniela Minini

Engenheira Florestal - UFES (2016), Bolsista de Apoio Técnico - Nível Superior - FAPES (início em 2017)

Realiza pesquisa sobre o controle ambiental do processo de carbonização de resíduos madeireiros e a qualidade da madeira de mogno brasileiro proveniente de plantios homogêneos. Possui experiência em química da madeira, na produção de painéis aglomerados e viveiros florestais.

E-mail: daniminini16@gmail.com / Currículo lattes

Alexa Barglini de Melo

Graduanda em Engenharia Industrial Madeireira - UFES (início em 2014)

Pesquisa a estimação da densidade básica da madeira em função da amplitude de perfuração do resistógrafo, e apoia os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Qualidade da Madeira.

E-mail: alexabmelo@hotmail.com / Currículo lattes

Luiz Otávio Portella Cancio

Graduando em Engenharia Florestal - UFES (início em 2017)

Pesquisa a formação de cerne e alburno na madeira de eucalipto plantado em diferentes espaçamentos e idades de corte, e apoia os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Qualidade da Madeira.

E-mail: lopcancio@gmail.com / Currículo lattes

Ramon Ferreira Oliveira

Técnico em Eletromecânica (2013), Graduando em Engenharia Industrial Madeireira - UFES (início em 2014)

Pesquisa as propriedades físico-mecânicas e químicas da madeira; defeitos da madeira serrada; e os efeitos dos desvios da grã na amplitude de perfuração do resistógrafo. Também apoia os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Qualidade da Madeira.

E-mail: oliveira.r.eim@gmail.com / Currículo lattes

Elecy Palácio Constantino

Técnico em marcenaria

Colabora com o corte e preparo de corpos de prova e amostras de madeira; com as aulas práticas dos cursos de Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Florestal e Pós-graduação em Ciências Florestais realizadas na marcenaria; organização e manutenção do maquinário e ambiente de trabalho; e atende as demandas de fabricação, montagem e manutenção de móveis do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira.